terça-feira, 31 de maio de 2011

acidente

acidente

Acidente. Eram dois carros, um deles, com dois homens, um casal.
O policial, para a moça e o rapaz do outro carro:
- Quando o pavão quer dar seu show, tem que deixar, para depois fazer o que deve ser feito. Isso aqui não é caso para a Polícia Militar resolver não, deviam era ter chamado o Ibama para dar um jeito nessas bichas aí. Chamassem veterinário para cuidar dos veados.
E seguiram com outras pérolas nesse combo de preconceito duplo. De um lado, a violência já cotidiana contra quem é diferente, dentro da própria espécie. De outro, penso no que diria a Megan...

- Fuckin' animal!
Megan lançou a Diogo um olhar de lâminas. Ele acabava de cometer o erro de sempre. Tinha chamado de animal um motorista infrator. Megan fez uma marca no bloquinho:
- Mais um ponto para mim.
- Desculpe, Megan, animal não é insulto, eu sei. Mas na pressa de xingar, a gente não consegue escolher o vocabulário certo e acaba usando o reacionário.
Megan suavizou a censura dos olhos, apertou-os no sorriso de namorada. Ela entendia. A maioria das pessoas demora para aprender coisas novas. E Diogo ainda tinha de trabalhar dobrado: falar inglês e evitar a linguagem especista ao mesmo tempo.
Rheda, Regina. Humana Festa - Rio de Janeiro: Record, 2008

Nenhum comentário: