quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

vou

vou

Vou (e voo e volto) aprendendo com a bunda no selim.
E tem coisas que, quando começo a entender, dão gosto.
E ficam como andar de bicicleta, como música no fundo da cabeça.

"é da natureza"
Vento na cara nunca bateu ruim. A favor, faz bem. Contra, melhor.

"mas com você ando melhor"
É lindo e forte se virar sozinha, desbravar só. Mas, igual pedal, tem coisa que fica muito mais potente em dupla, trio, bonde... E tem coisa que só gira no coletivo.

"o corpo humano tem a resistência perfeita"
E nele se aprende a cair, aprende a aprender com tombo, aprende a levantar. Ando aprendendo também a agradecer. Só sendo muito amada e protegida pra ter vivido cada queda maluca que vivi, sem quebrar nada. E cada vez que me arranhei feio, logo (re)encontrei uma mana, uma mama, uma avó pra me remediar. E ainda tem aquelas escapadas por um triz... Ah! Só me resta ficar contente mesmo.

"a carne só será vista num livro empoeirado na estante"
Que leve é poder rodar e rodar, usando combustível que não machuca bicho, mar ou terra. Um carro a menos... viva! Arroz, feijão e banana... viva!

"quem disse que é pra você?"
Fazer dieta e exercício por causa de padrão de beleza é um saco. E tende a desgraçar pessoas. Mas fazer coisas por nós mesmas é delicia. Buscar comer bem (equilibrado e colorido, nem demais, nem de menos) pra superar melhor as ladeiras, pra pedalar mais tranquila pra praia, aproveitar mais o que deixa feliz... Faz sentido com certeza! E com verdura! E com paçoca!

"eu vi você, você não me viu"
A gente sabe, tem eras já, que machismo é uma merda e que a cultura do estupro quer prender a gente em casa. Mas tem passagem por hora e pico estranho, em que a bici abre caminho pra gente passar batido.

"infinito particular"
Um bom repertório mental salva o humor, o trajeto e, às vezes, a pele. Ter "Cosmos e Damião" tocando na radiola da cabeça - sem fones e por exemplo - ajuda a desviar sorrindo e cantando, em vez de atender o lado namastreta e falar "nossa, seu motorista, tu passou tão pertinho, que meu guidão acabou quebrando seu retrovisor".

"é preciso estar atento e forte"
Pra gente meio acelerada e ansiosa, como essa aqui que conheço por dentro, conto que vivo umas modalidades de meditação onde é muito difícil não ter atenção plena. Aqui vão três: pedal (se viajar muito nos pensamentos, se machuca), cozinha (um segundo sem atenção, algo queima ou transborda), cama (ou você fica presente e respira direito; ou não dorme, não goza).

"tudo que move é sagrado"
Alegria mora no equilíbrio em movimento.